Serviço de Psicologia e Orientação (S.P.O.)

 

Coordenação do Serviço:
Maria Cristina Cordeiro da Silva – Psicóloga
Especialista em Psicologia da Educação
Cédula profissional da Ordem dos Psicólogos Portugueses nº 1457

O que é o S.P.O.?
O Serviço de Psicologia e Orientação (S.P.O.) é um serviço educativo especializado, aberto gratuitamente a toda a comunidade escolar. Tem como principal objetivo contribuir para o desenvolvimento integral dos alunos, o seu bem-estar, o seu sucesso escolar e a construção dos seus projetos de vida, tendo como referências o perfil do aluno do século XXI e uma perspetiva de educação inclusiva.

Quais as principais atribuições do S.P.O.?
● Apoiar o desenvolvimento integral dos alunos e a construção da sua identidade
● Apoiar os alunos no seu processo de socialização e integração escolar
● Prestar serviços de aconselhamento, de avaliação e/ou de apoio psicopedagógico a alunos, professores, não docentes, pais e encarregados de educação, tendo em vista o bem-estar de cada um, a aprendizagem efetiva, o sucesso educativo e a igualdade de oportunidades para todos os alunos
● Colaborar na identificação e implementação das medidas de suporte à aprendizagem e inclusão dos alunos em dificuldade
● Promover atividades de informação escolar e profissional no ensino básico e ensino secundário
● Dinamizar formação para alunos, professores, não docentes e/ou pais e encarregados de educação, de acordo com as necessidades observadas
● Colaborar em experiências pedagógicas e/ou em atividades de enriquecimento curricular
● Colaborar no desenvolvimento de projetos ou ações que contribuam positivamente para a qualidade pedagógica e/ou relacional da comunidade educativa

Quem pode aceder ao S.P.O.?
Podem aceder aos serviços do S.P.O. alunos, pais e encarregados de educação, diretores de turma, professores e pessoal não docente.

Onde funciona o S.P.O.?
O S.P.O. funciona em gabinete próprio (sala 110), de segunda a sexta feira entre as 9h e as 17h30 (apenas até às 13h20 à 4ª feira).
À exceção de casos urgentes, os atendimentos carecem de marcação prévia.
Contacto pelo telefone geral do colégio ou por E-mail: cristina.silva@csmiguel.pt

1. Orientação Escolar e Profissional / O.E.P. (Básico e Secundário)
Tanto no ensino básico, como no ensino secundário, o S.P.O. disponibiliza apoio aos alunos no campo da orientação escolar, nomeadamente no que se refere às suas escolhas vocacionais. Pretende-se que as tomadas de decisões, neste campo, sejam conscientes e realistas, baseadas nas características pessoais e nas reais aptidões, interesses e valores dos alunos.
O S.P.O. dedica-se particularmente à orientação vocacional dos alunos do 9º ano de escolaridade, junto dos quais desenvolve um programa de orientação escolar e profissional específico. Este programa que, em parte, é dinamizado em grupo, também assegura um aconselhamento personalizado a cada aluno através de uma entrevista de orientação vocacional individual.
Neste sentido, uma sessão de esclarecimentos sobre ofertas educativas pós-9º ano, destinada aos encarregados de educação, é programada anualmente, para que estes possam participar de forma mais informada no processo de orientação dos seus educandos.
Ao nível do ensino secundário, os alunos também beneficiam de apoio por parte do S.P.O. sempre que o desejam ou se revele necessário, nomeadamente no que se refere à sua preparação para o acesso ao ensino superior e/ou integração no mercado de trabalho.
Esse apoio pode ser solicitado pelos próprios alunos e/ou pelos seus diretores de turma e é prestado de forma individual, em pequenos grupos ou em grupo-turma, consoante os casos.
As atividades de orientação vocacional desenvolvidas no colégio são ainda complementadas com visitas de estudo (Forum Estudante Ourém, Futurália, etc.) e/ou outras atividades de informação ou de contacto com o mundo laboral (encontro com profissionais, testemunhos de ex-alunos ou de alunos do secundário, etc.).

2. Avaliação, Apoio Psicológico ou Psicopedagógico e Identificação de Medidas de Suporte à Aprendizagem e Inclusão
O S.P.O. acompanha, de forma personalizada, os alunos que procuram espontaneamente aconselhamento psicológico ou que são encaminhados para este serviço para avaliação e/ou intervenção psicológica tendo em conta as suas problemáticas (dificuldades de aprendizagem, falta de métodos e hábitos de estudo, défices de competências sociais, dificuldades de integração, perturbações do comportamento, fragilidades emocionais, etc.)
A psicóloga escolar, coordenadora do S.P.O., tem um papel relevante na Equipa Multidisciplinar para Educação Inclusiva da qual é membro permanente. É responsável pela avaliação psicológica e psicoeducacional dos alunos cujo perfil pode justificar a introdução de medidas de suporte à aprendizagem e inclusão no seu processo educativo (D.L. 54/2018).
Neste âmbito, o S.P.O. trabalha em estreita colaboração com a Direção Pedagógica, as docentes de ensino especial, os diretores de turma e os encarregados de educação. Procura sugerir estratégias educativas e dialogar com todos os intervenientes que, sendo significativos na vida do aluno, podem contribuir para o seu bom desenvolvimento, sucesso e bem-estar.
Sempre que é conveniente, o S.P.O. procura colaborar e articular o seu trabalho com profissionais externos à escola que acompanham os alunos seguidos pelo serviço (psicólogos clínicos, médicos pediatras, pedopsiquiatras, neurologistas, enfermeiros, terapeutas da fala, técnicos de reabilitação psicomotora, técnicos de serviço social, C.P.C.J., etc.)
O S.P.O. também disponibiliza aconselhamento individual a docentes ou não docentes, quando estes assim o solicitam, contribuindo para o seu bem-estar psicológico nos campos pessoal e/ou profissional.
Sempre que possível, são ainda dinamizadas atividades e/ou momentos de encontro e partilha na comunidade educativa que fomentem o espírito de união e entreajuda entre todos os seus membros.

3. Formação
O S.P.O. dinamiza regularmente ações de formação dirigidas a alunos, encarregados de educação, docentes, não docentes e/ou outros agentes da comunidade local, sobre diversos temas de interesse, nomeadamente relacionados com a área educativa (ex.: Principais problemáticas de adolescência, Perturbações do comportamento alimentar, Bullying, Hábitos e métodos de estudo, Inteligência emocional, Gestão de conflitos e comportamentos disruptivos, Stress na profissão docente, etc.)