Quando se pensou na construção do Colégio de São Miguel e se começaram a delinear os primeiros traços deste grande projeto educativo, a principal preocupação foi conseguir oferecer aos futuros alunos um espaço que potenciasse as suas aprendizagens.

A arquitetura do edifício não deixa indiferente quem cá entra pela primeira vez… por se espalhar pelo conhecido “monte de São Miguel” e pela dimensão dos espaços comuns, quer interiores, quer exteriores.

Espaços Exteriores

O contacto com a Natureza continua a ser um privilégio para todos os que frequentam o Colégio e a diversidade de árvores, arbustos, plantas e flores é imediatamente visível quando entramos neste espaço. Destaca-se o “jardim das oliveiras”, junto aos campos desportivos, e o “jardim dos lagos”, espaço central da escola.

Os espaços desportivos exteriores são constituídos por um campo de futebol de 11 e um campo polidesportivo para jogos coletivos que pode ser dividido em três campos para a prática de, por exemplo, futsal, andebol ou basquetebol.

Espaços Interiores

O Colégio é constituído por três zonas distintas: o edifício principal, destinado aos alunos do 3º ciclo e do ensino secundário, onde se poderá encontrar a receção e a secretaria; o edifício de aulas dos alunos do 2º ciclo; e, finalmente, o bloco destinado aos alunos do curso tecnológico de Design, Cerâmica e Escultura.

Entre estas duas últimas zonas, encontra-se o pavilhão gimnodesportivo e a piscina semi-olímpica.

Toda a comunidade escolar tem oportunidade de comer no refeitório a comida confecionada na nossa cozinha. Estes dois espaços foram totalmente renovados no ano letivo de 2016/2017.

A biblioteca é também um dos espaços recentemente renovados onde, para além das pesquisa e/ou leitura de livros, os alunos poderão fazer trabalhos de grupo/projeto, numa divisão criada para o efeito. Nos laboratórios, os alunos têm as aulas de práticas laboratoriais: aprender pela descoberta!

Como escola católica, queremos privilegiar o encontro que acontece com Deus, connosco próprios e com os outros… para isso temos um espaço especial: a capela. De uma forma diferente, esse “encontro” acontece também no auditório D. João Pereira Venâncio, com capacidade para cerca de 200 pessoas, para conferências, debates, concurso, …