Projetos

Erasmus+

Escola de Acolhimento

Uma das vertentes do nosso Colégio é desenvolver e aprofundar a dimensão europeia da educação. Neste âmbito, somos escola de acolhimento, o que nos permite receber profissionais de diferentes nacionalidades, que connosco partilham e desenvolvem projetos e atividades que promovem a inovação pedagógica.

Neste ano letivo de 2017/2018 iremos receber Clara Trens, psicóloga holandesa, licenciada em Psicologia e estudante de Pedagogia. Em 2007/2008, tivemos connosco Hanna Ko, docente alemã, em 2013/2014, Salvador Lax, docente espanhol, de Múrcia, licenciado em Filosofia e, no ano letivo passado, Felix Schöttel, docente austríaco, licenciado em Necessidades Educativas Especiais.

 

Ação-chave 1

Aprender hoje para melhorar amanhã

2015-2017

Dado que o CSMiguel, embora inserido numa comunidade local, se sente parte das dinâmicas globais que hoje se vivem à escala europeia e mundial, uma das vertentes a desenvolver e a aprofundar é a dimensão europeia da educação. Assumimos que a cidadania europeia é algo mais do que retórica política e procuramos desenvolver parcerias e iniciativas de âmbito nacional e internacional, procurando escolas ou outras instituições que queiram partilhar e desenvolver projetos e atividades que promovam a descoberta e assunção progressiva da dimensão europeia da cidadania.

O CSMiguel valoriza a melhoria da qualidade pedagógica bem como a internacionalização da própria instituição, reforçando a cooperação entre parceiros transnacionais, com o objetivo de inovar nas suas práticas pedagógicas, em diferentes áreas do saber.

As áreas relevantes para o projeto “Aprender hoje para melhorar amanhã” foram:

  • O uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC);
  • Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática – Science, Technology, Engineering and Mathematics (STEM);
  • Aprendizagem Integrada de Conteúdos através da Língua – Content Language Integrated Learning (CLIL);
  • A pedagogia diferenciada e adaptada às Necessidades Educativas Especiais de Caráter Permanente, de cada aluno (NEEcp).

Os objetivos deste projeto passaram por otenciar o ensino das ciências – STEM; implementar CLIL; reforçar o uso das TIC; e melhorar a pedagogia diferenciada e adaptada às NEE de cada aluno.

Este projeto contou com a participação de professores e da psicóloga escolar em três Cursos de Formação Estruturados e três atividades de Job Shadowing, a saber:

  • Future Learning with iPads and Tabletas – the new course program for Erasmus+, em Graz, na Áutria;
  • Tap-Swipe-Pinch into STEM. Learning Mathematics and Sciences with tablets, em Talin, na Estónia;
  • CLIL – Content and Language Integrated Learning, em Dublin, na Irlanda;
  • Special Needs Children, em Praga, na República Checa;
  • Job Shadowing em Sosnoswiec, na Polónia, Espoo, na Finlândia e Bérgamo, em Itália.

Os participantes deste projeto enriqueceram as suas vidas pessoais e profissionais, na medida em que a partilha de práticas didático-pedagógicas permitiu a aquisição de ferramentas técnicas e competências pessoais, sociais e profissionais capazes de tornar a sua prática docente mais rica. Os alunos tiveram a oportunidade de beneficiar de uma vasta gama de novas metodologias e de serem envolvidos de forma mais ativa no seu processo de ensino-aprendizagem. Desta forma, o CSMiguel promoveu um ambiente mais moderno e dinâmico, o reforço da colaboração com parceiros de outros países e a elaboração de diferentes atividades em benefício de toda a comunidade escolar.

 

Ação-chave 2

Interculture Dedicated Education And Learning – IDEAL

2016-2018

Na escola do século XXI, a formação de cidadãos conscientes e ativos é um objetivo fundamental dos projetos educativos. O projeto IDEAL surge como um importante contributo para a formação integral dos alunos e professores do CSMiguel. Neste projeto participam alunos do Ensino Secundário dos cursos de Ciências e Tecnologias e Línguas e Humanidades. O nosso colégio é um dos quatro países parceiros – Hungria, Turquia, Roménia e Portugal – deste projeto que é coordenado pela escola Budakeszi Nagy Sándor József, na Hungria.

Os objetivos principais deste projeto são: encontrar metodologias e práticas pedagógicas inovadoras e motivadoras; fomentação do espírito de equipa; desenvolver o trabalho colaborativo; contactar com outras realidades escolares e culturais; promover os valores da tolerância e o respeito pelas diferenças. Todos estes objetivos se podem concretizar através do intercâmbio entre professores e alunos dos quatro países.

Um Projeto Europeu

A Sustainable Future

 

O Colégio de São Miguel viu aprovada a sua candidatura à Ação Chave 2 – Parcerias Estratégicas entre Escolas – no setor Ensino Escolar, no âmbito do Programa Erasmus+, através do convite da Agência Nacional Italiana à apresentação de candidaturas em 2016, pelo Instituto Comprensivo Paolo Soprani, de Castelfidardo.

O Colégio apresenta-se como entidade parceira, num total de 7 países envolvidos (Itália, Alemanha, França, Turquia, Espanha, Eslovénia, Portugal). O projeto, com a duração de 24 meses (2016/2018), tem como tema “A Sustainable Future: from the Ideal City to the Sustainable City” e visa, em termos gerais, promover práticas criativas e inovadoras, fomentar o intercâmbio cultural e desenvolver as competências necessárias para a promoção de atitudes democráticas e de cidadania, de respeito, de pensamento crítico e de tolerância social, perspetivando uma visão mais alargada dos sentidos da educação neste século, no contexto dos desígnios da Estratégia Europeia. O Colégio de São Miguel associa-se, com este projeto, à União Europeia, no seu comprometimento com o desenvolvimento que tem em conta as necessidades do presente, mas sem comprometer as condições de existência das gerações futuras. A essência do desenvolvimento sustentável consiste em garantir uma vida com dignidade para todos dentro dos limites do planeta, que concilie prosperidade económica e eficiência financeira, sociedades pacíficas, inclusão social e responsabilidade ambiental.