Os Maias, na ótica dos alunos

Se há algo que os alunos percebem, claramente, no final do estudo de um dos maiores clássicos da literatura portuguesa é que se trata, apesar dos 135 anos que nos distanciam da sua publicação, de uma obra intemporal.

Contudo, considerando que o caminho até esta conclusão pode ser sinuoso, Neste ano foi proposta uma nova abordagem ao estudo da obra Os Maias.

Desta forma, para além da indispensável leitura e análise de excertos no livro, podendo acompanhar a progressão da narrativa, os alunos das turmas D (Artes), E (Desporto) e F (Informática) foram convidados a partilhar o seu olhar crítico e a demonstrar a atualidade do clássico que, tantas vezes, se quer rotular como “ultrapassado”.

Destacam-se, as atividades nas quais foram levados a representar os espaços físicos e sociais da obra e também a criação de publicações nas redes sociais, no papel de personagens da intriga.

A adesão foi incrível e os resultados (que se podem ver nas imagens que acompanham este texto) superaram largamente as expectativas!

Prof.ª Umbelina Lopes

0