Experiência de Eratosthenes

No passado dia 21 de março – equinócio da Primavera – os alunos do 10.º B calcularam a circunferência da Terra, através da experiência de Eratosthenes. Participaram neste evento 5877 escolas, de 105 países, com mais de 35000 alunos envolvidos.

Eratosthenes foi um matemático e astrónomo grego que, no ano 240 a.C., conseguiu medir com surpreendente precisão a circunferência da Terra. A sua experiência consistiu em medir a distância entre duas cidades do Egito, Alexandria e Syene, e observar a diferença de ângulo em que o Sol incidia em cada uma delas no mesmo momento do dia. Sabendo a distância entre as duas cidades e o ângulo de inclinação dos raios solares, Eratosthenes conseguiu calcular a circunferência da Terra com uma exatidão impressionante para a época.

Os nossos alunos também conseguiram uma exatidão enorme, obtendo um resultado com menos de 2% de erro, usando apenas uma vara de um metro e uma fita métrica!

A experiência de Eratosthenes é considerada um marco na história da ciência e é um exemplo de como a observação e a aplicação da matemática podem ajudar a compreender melhor o mundo em que vivemos.

Experiências como estas são extremamente importantes para os alunos de Ciências, pois permitem que vejam, na prática, como a observação e a aplicação da matemática podem ajudar a compreender melhor tudo o que nos rodeia, tornando os alunos mais críticos e reflexivos. Além disso, este tipo de atividades permite que os alunos desenvolvam competências como a recolha e análise de dados, resolução de problemas e o trabalho colaborativo.

Prof.ª Hélia Salvado

0