Erasmus +, Segré, França

Outras realidades abrem-nos novas perspetivas, apresentam-nos desafios e despertam a vontade de experimentar e fazer diferente.

Podia ser este o mote de mais uma mobilidade Erasmus + que levou 2 professores e a psicóloga do Colégio de São Miguel a Segré, França, ao Collège Georges Gironde.

Foram três dias intensos (5 a 7 de fevereiro) de Job Shadowing em que mergulhámos numa realidade diferente da nossa, mas que se depara, de um modo geral, com as mesmas dificuldades.

Os primeiros contactos, com alunos, professores e direção da escola, revelaram-nos um ambiente acolhedor, de disciplina e de verdadeira aprendizagem. Nas aulas a que assistimos respirava-se respeito, curiosidade de aprender e estratégias que motivavam os alunos.

O nosso olhar centrou-se na educação especial e na pedagogia inclusiva. E aí notámos algumas diferenças relativamente ao que temos na nossa escola: há turmas de 14 / 15 alunos com necessidades especiais que, para além das matérias como a matemática ou o inglês, podem cuidar das plantas que estão nas estufas da escola (uma quente e outra fria), ou trabalhar, por exemplo, a madeira num espaço considerável e bem equipado.

Depois observamos alunos, durante as aulas, sentados em bolas que costumamos ver nos ginásios, elásticos presos às pernas das mesas para os alunos apoiarem os pés ou bolas de ténis nos pés das cadeiras para que não haja barulho quando são arrastadas!

Houve tempo, ainda, para conversarmos com os professores e a direção sobre aquilo que se faz na nossa escola… e, do lado de lá, também houve alguma surpresa e agrado quando, por exemplo, falámos de aspetos que nos caracterizam: a limpeza ao fim do dia ou a justificação por atraso apresentada no início das aulas.

Foram, sem dúvida, dias de trocas de experiências, de aprendizagem e também de (re)conhecimento da cultura, da gastronomia e da arquitetura da Bretanha, do País do Loire e da Normandia.

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