Erasmus+, Florença

Duas professoras do Colégio de São Miguel estiveram na cidade de Florença, em Itália, na semana de 20 a 25 de março, e participaram numa formação desenvolvida no âmbito do programa Erasmus+.

A formação, com o tema " We Are All Special: Inclusion and Support for Students with Special Needs In and Out of the Classroom”, teve como principal objetivo oferecer uma compreensão mais profunda de algumas das principais dificuldades de aprendizagem com que nos deparamos na sala de aula, como dificuldades na aprendizagem da leitura (dislexia), distúrbios emocionais e comportamentais (perturbação de hiperatividade/défice de atenção, défice de atenção/concentração, depressão, bipolaridade), perturbações físicas e intelectuais e perturbações do desenvolvimento (autismo). Numa sala de aula diversificada, a diversidade é sinónimo de compreensão, integração e oportunidade. Esta formação abordou estratégias inovadoras para implementar nas dinâmicas dentro e fora da sala de aula, com vista ao bem-estar dos alunos, ao sucesso da sua aprendizagem e ao envolvimento da família em escolas inclusivas.

Esta mobilidade permitiu, ainda, às professoras desenvolver as suas competências no domínio da língua inglesa, contactar com a cultura local, tendo sido, sobretudo, um espaço propício para o conhecimento de outras realidades escolares e para a partilha de experiências e práticas pedagógicas inovadoras.

0