Concurso de Poesia

Celebra-se, no dia 23 de abril, o Dia Mundial do Livro e o nosso colégio escolheu a data para apresentar a toda a escola os finalistas do III Concurso de Declamação de Poesia.

Assim, na segunda-feira, dia 24 de abril, durante a hora de almoço, quem quis pode parar, junto da receção, e escutar alguns poemas recitados pelos colegas.

Agrupados em 4 escalões, começámos por ouvir os do primeiro: a Laura Lisboa, do 5º C, recitou o poema “Aniversários”, de Álvaro de Magalhães e o André Oliveira, do 6º B, recitou “A triste história do zero poeta”, de Manuel António Pina. De seguida, escutámos os alunos do 3º ciclo (escalão II): a Ana Filipa Carreira, do 7º B, recitou o poema “Amar” de Florbela Espanca; a Maria Bandeiras, do 8ºD, brindou-nos com “A vida não cabe numa teoria”, de Miguel Torga; e a Mara Pinto escolheu o poema “Cântico Negro” de José Régio. Do escalão do ensino Secundário (escalão III), começámos por escutar o poema “Anjo das pernas tortas”, de Vinicius de Moraes, pela voz da Verónica Fulgêncio, do 10ºD; seguiu-se o André Santos, do 11ºB, com o poema “Ao entardecer debruçado pela janela”, de Alberto Caeiro; e terminámos com “Ao meu melhor amigo”, de Alexander Search, declamado pelo João Garcia, do 12ºG. O último escalão foi dedicado aos poemas de língua estrangeira: a Mariana Costa, do 9ºD, declamou “Freedom”, de George Williams Russell; seguiu-se a Sofia Gonçalves, também do 9º D, com “Los dos gatitos”, da espanhola Maria Alonso Santamaria e terminámos com “Life is fine”, de Langston Hughes, pela voz da Rute Oliveira do 10ºD.

Todos os alunos estiveram muito bem e não foi fácil decidir os vencedores porque todos já foram vencedores só por nos oferecerem a possibilidade de escutar boa poesia…

No entanto, e cumprindo o regulamento, revelamos os vencedores dos 4 escalões que irão receber um diploma de participação e um livro:

Escalão I – Laura Lisboa, do 5º C

Escalão II – Mara Pinto, do 9º A

Escalão III – João Garcia, do 12º G

Escalão IV – Sofia Gonçalves, do 9ºD

A todos, muitos parabéns e boas leituras!

0