“Cáritas na Escola” é um projeto que dá continuidade a uma Cáritas aberta ao mundo, aventurando-se junto das “periferias” a que o Papa Francisco nos desafia a aproximar. Chegar aos jovens é começar, no presente, a transformar o futuro, motivando-os para serem membros responsáveis e ativos da sociedade e a trabalharem pelo bem comum, não sendo apenas “imitadores” de tendências, mas protagonistas da sua própria transformação.
A Escola é o lugar de aprendizagem, como é espaço de relação e reflexão e, por isso, estar na escola é ter à disposição uma série de oportunidades para ver cada uma das dimensões do ser humano de forma integral.
A disciplina de EMRC é um espaço de encontro de saberes que ajuda os alunos a interpretarem e a atuarem nas realidades humanas na sua globalidade e integralidade, à luz do Evangelho; é um espaço de partilha que promove um espírito crítico e um diálogo entre a cultura e a fé, permitindo aos alunos fazerem opções de vida com sentido, tendo como referência os valores humanos e cristãos. Daí, de acordo com as palavras de Fernando Moita, Diretor do SNEC, o Secretariado Nacional da Educação Cristã ter aceitado o convite para ser parceiro da Cáritas nestas propostas dirigidas às escolas, promovendo-as junto dos docentes da disciplina de Educação Moral e Religiosa Católica.
O Colégio de S. Miguel aceitou o desafio e, no início do ano letivo, inscreveu-se neste projeto, juntamente com 85 escolas de Portugal continental e ilhas, e 8 da diocese de Leiria-Fátima. A nossa escola participou com as turmas do 11.ºano, no âmbito das unidades letivas “Civilização do Amor” e “Valores e Ética do Cuidado”.
Após uma apresentação do projeto e sensibilização para um trabalho sério, os alunos pesquisaram e prepararam trabalhos em grupos pequenos sobre alguns heróis da paz: Teresa de Calcutá, Malala, Princesa Diana, Papa Francisco, Aristides de Sousa Mendes, Gandhi e Nélson Mandela. Houve bastante dinamismo, através de representação, música, jogo didático, entrevista, telejornal…
Finalmente, no dia 7 de março, a Cáritas veio até nós com a sua presença simpática. Estiveram presentes a Verónica Belchior, vinda de Lisboa, em nome da Cáritas Nacional e os jovens João, Sara Fernandes e Matilde Vieira, em nome da Cáritas Jovem de Leiria, sendo que estas duas jovens universitárias foram alunas do Colégio. Com eles, esteve também Alexandra Varela, do Secretariado de EMRC da nossa Diocese.
Falaram-nos das barreiras que muitas vezes são encontradas nas ações solidárias que se fazem, mas que é necessário olharmos para os outros e estarmos com eles. Devemos aproximar-nos de quem precisa. É preciso gestos de carinho, de amor para a construção da paz. Há que ter a coragem e essa é recompensada com sorrisos. A propósito da campanha “10 milhões de estrelas” foi-nos dito que não conseguimos ser estrelas sozinhos, palavras tão bem encaixadas no lema da nossa escola, neste ano letivo.
O dinamismo, a simplicidade, a paixão, boa disposição e alegria transmitidos pelos que estiveram entre nós, foram contagiantes e alguns alunos das turmas presentes ficaram com vontade de colaborar com esta causa, inscrevendo-se para uma formação de monitores na colónia de férias, no Pedrógão.
Maria Luísa Costa 11.ºB / Prof. Fernando Valente
MAR
2022