Calendário Atividades Pastorais

Animadas pela Equipa de Pastoral

Ano Letivo 2020/2021

 

Caminhar com a Diocese de que somos parte

A Diocese de Leiria-Fátima começa, em Outubro deste ano de 2020 um novo Ano Pastoral e o primeiro ano do novo Biénio Pastoral (2020/2022) dedicado à Eucaristia. O Biénio terá como tema “Eucaristia, comunidade cristã e missão”, como Lema “Felizes os convidados para a Ceia do Senhor” e como mote bíblico as palavras do Senhor Jesus do Evangelho de São João (6, 35): “Eu sou o pão da vida”.

O Colégio de São Miguel, que vai viver o presente ano letivo 2020/2021 sob o lema “Nunca caminharás só”, sendo uma instituição de ensino e educação da diocese, não poderia, como é óbvio, passar ao lado do Plano Pastoral da Diocese. Assim sendo, o Plano Pastoral do Colégio vai assumir – paralelamente aos seus projetos – aqueles objetivos, atividades e atividades propostas pelo Plano Diocesano, na medida em que forem exequíveis no âmbito escolar.

Não podemos deixar de sublinhar uma feliz convergência nos lemas de ambos os planos pastorais: “Felizes os convidados para a ceia do Senhor” e “Nunca caminharás só”. De facto, para nós cristãos, o cumprimento apaixonado, diário do desafio feito pelo Senhor de “nos amarmos uns aos outros” através do serviço e da disponibilidade, nunca seria possível se o grande companheiro da nossa vida, Aquele que lhe dá sentido e a sustenta não fosse precisamente Jesus Cristo Ressuscitado, celebrado diariamente, de forma sacramental, na Palavra proclamada e na partilha do Pão eucarístico da Missa. Nós amamos e servimos os que estão à nossa volta e nos foram confiados porque antes de nós, já Jesus o fez, nos deu o exemplo, dando a Sua vida na cruz, por amor de cada um, de cada uma, dando-nos o exemplo: “vós sereis meus amigos se fizerdes o que vos mando”.

Ser professor ou educador, trabalhar numa escola como a nossa, hoje, é uma missão que exige muita esperança, mas também um compromisso da nossa parte: ser fiéis aos ideais que a fundamentam. Quais são esses ideais? Estão refletidos no lema do Colégio há cinquenta e oito anos: “Amizade, Verdade e Exigência”. Estes ideais oferecemo-los aos nossos jovens alunos, através da nossa missão feita compromisso no dia-a-dia: nas palavras, nos gestos, no testemunho – pela palavra e pelo exemplo -, nos valores que nos identificam: os sempre atuais valores cristãos.

Vamos, pois, viver este novo ano letivo na alegria da certeza que “nunca caminharemos sós”, porque Jesus está connosco, ao nosso lado, dando-nos coragem e conforto através da Sua graça, da Sua misericórdia, sobretudo através do dom de Si mesmo feito alimento na Eucaristia: “quem comer deste pão viverá eternamente”, “eu sou o pão vivo que desce do Céu”. A este convite de Jesus respondemos, com todas as forças do nosso coração e da nossa alma: “Senhor, dá-nos sempre deste pão”!

Por isso, ao longo deste ano letivo iremos procurar compreender melhor, para amarmos mais, o mistério da Eucaristia.

 

Atividades calendarizadas:

31 Agosto – RGP Início trabalhos novo ano letivo– Acolhimento

10 Setembro – Reunião Conselho Pastoral

14 Setembro – Acolhimentos aos Alunos dos Cursos de Planos Próprios

15 Setembro – Acolhimento aos Alunos do 5º. Ano

16 Setembro – Acolhimento aos Alunos do 2º. Ciclo

17 Setembro – Acolhimento aos Alunos do 3º. Ciclo

– Acolhimento aos Alunos do Secundário

19 Setembro – Reunião Conselho Pastoral

29 Setembro – Celebração do Dia de São Miguel

18 Dezembro – Celebração Mariana Advento

4 Fevereiro – Reunião Conselho Pastoral

18/19 Fevereiro – Celebrações Penitenciais preparação para a Páscoa

24 Março – APPA da Páscoa

22 Abril – Reunião Conselho Pastoral

9 Junho – Celebração Mariana de Maio e Caminhada “Quem como Deus?”

 

Outras atividades animadas pela Equipa de Pastoral:

– Animação da Oração da Manhã nos tempos fortes ou celebrativos

– Celebração da Eucaristia da Turma (uma vez por período)

– Comemoração de dias especiais

– Informação e divulgação das atividades do Bispo diocesano com Jovens

– Informação e divulgação das atividades do Papa com Jovens

– Colaboração com os Serviços Diocesanos da Pastoral Juvenil, Missionária, Vocacional, para dar a conhecer aos alunos iniciativas que lhes possam interessar e ajudar na sua formação como pessoas e cristãos

– Colaboração de outras instituições da Igreja Diocesana na formação cristã e humana dos alunos

 

Todas as 4ªs. feiras – Reunião da Equipa de Pastoral