Serviços Especializados de Apoio Educativo
Enquadramento
“Ir rumo às periferias, às numerosas periferias… que são lugares, mas sobretudo pessoas em situação de vida especial”.
Papa Francisco (31/07/2013)
A educação especial tem por objetivo a inclusão educativa e social, o acesso e o sucesso educativo, a autonomia, a estabilidade emocional, assim como a promoção da igualdade de oportunidades, a preparação para o prosseguimento de estudos ou para uma adequada preparação para a vida profissional e para uma transição da escola para o emprego de crianças e jovens com necessidades educativas especiais de caráter permanente.
Neste sentido, a educação especial assegura as condições para a adequação do processo educativo às necessidades dos alunos com limitações significativas ao nível da atividade e da participação num ou vários domínios de vida, decorrentes de alterações funcionais e estruturais, de caráter permanente, resultando em dificuldades continuadas ao nível da comunicação, da aprendizagem, da mobilidade, da autonomia, do relacionamento interpessoal e/ou da participação social.
O decreto-lei n.º 3/2008, de 7 de janeiro, com a alteração que lhe foi dada pela lei n.º 21/2008, de 12 de maio, define o grupo-alvo da educação especial.
Constituição
O Núcleo de Apoio Educativo Especializado é constituído por docentes com formação especializada na área de Educação Especial, no domínio cognitivo e motor (grupo 910). No presente ano letivo integra, a tempo parcial, três docentes. Para além destas, catorze professores do Colégio acompanham em aula/sessões de apoio extra-aula alunos com Necessidades Educativas Especiais de caráter permanente.
O NAEE trabalha em estreita colaboração com o Serviço de Psicologia e Orientação do Colégio, coordenado pela psicóloga escolar.
N.º de alunos com medidas de apoio de Educação Especial
5.º Ano |
6.º Ano |
7.º Ano |
8.º Ano |
9.º Ano |
10.º Ano |
11.º Ano |
12.º Ano |
Total |
6 |
8 |
3 |
13 |
12 |
16 |
12 |
10 |
80 |
Dados relativos a janeiro de 2018
Tipologia das Necessidades Educativas Especiais de caráter permanente
- Sensoriais: audição
- Neuromusculoesqueléticas
- Mentais: Cognitiva
- Mentais: Linguagem
- Mentais: Emocional
Medidas de apoio em implementação
Alínea a) Apoio Pedagógico Personalizado
a) Reforço das estratégias utilizadas no grupo ou turma aos níveis da organização, do espaço e das atividades.
b) Estímulo e reforço das competências e aptidões envolvidas na aprendizagem.
c) Antecipação e reforço da aprendizagem de conteúdos lecionados no seio do grupo ou da turma.
d) Reforço e desenvolvimento de competências específicas.
Alínea b) Adequações Curriculares Individuais
Traduzem-se na introdução de objetivos e conteúdos intermédios em função das competências terminais do ciclo, das características de aprendizagem e dificuldades específicas dos alunos.
Alínea d) Adequações no processo de Avaliação
Podem consistir, tendo em conta cada situação particular, na alteração do tipo de provas, dos instrumentos de avaliação e certificação, bem como das condições de avaliação, no que respeita às formas e meios de comunicação, à periodicidade, duração e local.
Alínea e) Currículo Específico Individual
Pressupõe alterações significativas no currículo comum: introdução, substituição e ou eliminação de objetivos e conteúdos, em função do nível de funcionalidade da criança ou do jovem.
Inclui conteúdos conducentes à autonomia pessoal e social do aluno e dá prioridade ao desenvolvimento de atividades de cariz funcional centradas nos contextos de vida.
O Currículo Específico Individual contempla o desenvolvimento de um Plano Individual de Transição (PIT), a ter início três anos antes da idade limite da escolaridade obrigatória.
Alínea f) Tecnologias de Apoio
Dispositivos facilitadores que se destinam a melhorar a funcionalidade e a reduzir a incapacidade do aluno, tendo como impacte permitir o desempenho de atividades e a participação nos domínios da aprendizagem e da vida profissional e social.