Um ideário e um desafio!

Pastoral da presença: onde estamos nós?

O Colégio de São Miguel, como instituição de ensino particular da Diocese de Leiria-Fátima, é uma escola confessional que abre as suas portas a todos as crianças e jovens, sem olhar à sua condição social, cultural, religiosa, étnica ou económica. Como Escola Católica, pauta-se pelo princípio do humanismo cristão que privilegia o respeito pela consciência e a liberdade de cada ser humano, sem contudo deixar de procurar pôr em prática o mandato novo que Cristo confiou a todos os cristãos: levar ao coração de todos os homens a Luz da Boa Nova da salvação.

Pastoral do testemunho: quem somos nós?

Neste sentido se insere o conceito de Pastoral Escolar que praticamos. Por “Pastoral” entendemos o desejo profundo e inquietante, que procuramos possuir e pôr em prática, de iluminar a consciência e a existência de cada um/uma com a palavra e com o exemplo de uma vida, vivida em consonância com o modelo por excelência que é Jesus Cristo. Por isso, todos e em tudo quanto fazemos, procuramos ser um sinal – testemunho – da presença de Jesus que “passou pelo mundo fazendo o bem”. De facto, a Verdade de Deus revelada em Jesus, urge-nos que, em qualquer circunstância, sejamos presença/testemunho que leva à Vida, à Esperança e ao Amor de Deus, onde estes não são experienciados, ou, onde já se vivenciam mas ainda em forma embrionária ou incipiente.

Como Educadores somos, pois, todos, agentes de pastoral na medida em que, nas nossas mais variadas ocupações diárias, procuramos ajudar a crescer com dignidade e alegria – pelo exemplo e pela palavra – as crianças e jovens que frequentam esta instituição.

Para além desta consciência pessoal e comunitária, o testemunho de Jesus Cristo, numa escola católica como a nossa, passa, também, como não podia deixar de ser, por um lado, pelo testemunho dum trabalho pedagógico exigente e de excelência; por outro lado, pela afirmação contagiante da nossa presença ativa e empenhada em iniciativas de caráter social, cultural e religioso, que promovam a melhoria da qualidade de vida e a dignidade do ser humano.

Celebrar a fé: fé é festa com Deus e festa com os outros!

Por outro lado, a experiência da Fé, como não podia deixar de ser, para além de ser vivida individualmente como experiência relacional pessoal com Cristo, passa também, obrigatoriamente, através da participação na comunidade que reza reunida e unida, em atividades comunitárias concretas, que podem empenhar pequenos grupos ou incluir toda a comunidade educativa. Por isso, o Colégio de São Miguel, preocupa-se em programar e realizar, através do seu Conselho Pastoral, uma série de ações com este objetivo: formação cristã e humana para educadores e educandos, celebrações de turma, celebrações comunitárias litúrgicas e para-litúrgicas nos tempos fortes do calendário litúrgico, fomentar o culto ao seu Padroeiro o Arcanjo São Miguel e a Nossa Senhora de Fátima… Em todas estas atividades procuramos sempre ter em conta e estar em sintonia não só com o lema dinamizador de cada ano letivo mas, também, com os objetivos do Plano Pastoral Anual Diocesano.