Projetos Física – 12.º Ano

No âmbito da disciplina de Física, alunos da turma B do 12.º ano estão a realizar projetos de aplicação dos conteúdos lecionados ao longo do ano. Neste sentido, três grupos realizaram visitas com o intuito de aprofundar os seus conhecimentos.

O grupo que se encontra a estudar o funcionamento dos motores, deslocou-se no dia 15 de maio às instalações do Instituto Politécnico de Leiria para visitar o departamento de engenharia automóvel. O grupo relata: “tivemos a oportunidade de visitar os laboratórios das instalações e toda a tecnologia utilizada neles e aprender diferentes tipos de testes que os automóveis sofrem antes de serem lançados no mercado. Por fim, tivemos ainda uma esclarecedora conversa com o professor Nuno Martinho sobre a ligação entre termos utilizados na indústria automóvel (binário, potência e sistemas de travagem) e conceitos físicos aplicados aos mesmos”.

Ainda no mesmo dia, o grupo responsável pelo estudo do tema “Núcleos atómicos e radioatividade” deslocou-se ao Instituto Tecnológico Nuclear (ITN), localizado em Sacavém. Entre as 8 áreas disponíveis para visita, acabaram por optar pela Radioatvidade Ambiente, Unidade de Tecnologias de Radiação e Acelerador de Van de Graaf e Implantador. “Estivemos à conversa com o professor António Falcão sobre os vários tipos de radiação, os cuidados a ter, as suas diversas utilizações mas, mais importante, foi possível desmistificar ideias que a maioria das pessoas julgam estar inerentes à radioatividade e que não são de todo verdade.”

Já no dia 21, o último grupo, com o objetivo de compreender melhor o tema da “Física Quântica”, visitou a Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa. “Pudemos aprofundar o nosso conhecimento sobre Física. Vários assuntos foram abordados, como física quântica, radiação, antimatéria e os limites da ciência. Após uma longa conversa, visitámos os laboratórios da faculdade onde pudemos ver algumas experiências práticas dos assuntos abordados anteriormente e onde pudemos contactar com antimatéria”.

A opinião dos três grupos coincide: todos gostaram bastante e ficaram extremamente fascinados com as aplicações que a ciência pode ter no contributo para uma vida melhor. Uma experiência que, sem dúvida, foi enriquecedora.

Gabriel Marto – 12.º B

0