COVID-19

COMUNICADO

Suspensão das atividades letivas presenciais

13 de março de 2020

 

SUSPENSÃO DAS ATIVIDADES LETIVAS PRESENCIAIS E CALENDÁRIO ESCOLAR

  • Face ao atual contexto de saúde pública o Conselho de Ministros deliberou a suspensão das atividades letivas e não letivas presenciais em todos os estabelecimentos e em todos os graus de ensino a partir de segunda feira até à interrupção letiva da Páscoa. No dia 9 de abril a situações será reavaliada;
  • De acordo com os dados disponíveis, o calendário escolar mantém-se inalterado e será eventualmente ajustado em função da evolução da saúde pública. Aguardamos, no entanto a publicação do normativo legal que dê suporte à decisão do Conselho de Ministros que, esperamos, clarificará estes detalhes;
  • Os alunos não podem permanecer nas instalações do Colégio, seja dentro do edifício, seja no seu exterior. No entanto esta medida excecional está a ser tomada para combater uma epidemia. Assim, os alunos devem permanecer em casa e abster-se de contactos sociais fora da família nuclear.

DINÂMICAS PEDAGÓGICAS E AVALIAÇÃO

  • O ano letivo continua, ainda que de modo não presencial. Nas próximas duas semanas os alunos não estão em férias e terão obrigações escolares a cumprir;
  • Os docentes do Colégio de São Miguel enviarão aos alunos, nas próximas duas semanas, por correio eletrónico ou outro canal digital a orientação de estudo das matérias das diferentes disciplinas e tarefas para consolidação das aprendizagens;
  • Todos os alunos podem aceder, gratuitamente, à Escola Virtual da Porto Editora e às aulas digitais do Grupo LEYA e, assim, efetuar o seu estudo com recurso a essas plataformas digitais;
  • Solicitamos às famílias que, dentro do possível, assegurem aos seus educandos um ritmo de estudo e trabalho que garantam uma aprendizagem efetiva e o sucesso escolar no final do ano letivo;
  • A avaliação do segundo período decorrerá como previsto e será enviada por correio eletrónico a todos os encarregados de educação.

OUTROS ASPETOS RELEVANTES

  • O Colégio encontra-se aberto de acordo com o calendário escolar e os serviços administrativos do Colégio ativos;
  • De acordo com comunicado do Ministério da Educação, no seu 5. “Estando a decorrer o período de inscrição nos exames nacionais, será definido um procedimento para que os alunos não necessitem de se deslocar à escola para a inscrição.”. Pedimos que estejam atentos, pois informaremos quais os procedimentos a adotar para a inscrição nos exames.
  • Qualquer pessoa externa ao Colégio que pretenda entrar dentro das instalações deverá identificar-se e indicar o motivo da visita. Será feito o registo de entrada, facilitando um eventual rastreio epidemiológico.
  • O calendário das tarefas administrativas mantém-se.

Não há qualquer caso suspeito ou confirmado de infeção por coronavirus de qualquer aluno ou profissional do Colégio de São Miguel.

No entanto, reforçamos a necessidade da atitude adequada a tomar no caso de o seu educando ou familiar apresentar qualquer sintoma gripal (febre, tosse ou dificuldade respiratória):

  • Proteja o seu educando, fazendo com que permaneça em casa até que se sinta saudável.
  • Contacte de imediato o SNS24 através do 808 24 24 24.
  • Alerte o Colégio no caso de o seu educando ou algum familiar com contacto direto apresentar sintomas compatíveis com COVID-19. Poderá ser importante para identificar linhas de contaminação e impedir a propagação do vírus.

Este é um momento critico da nossa História que exige de todos nós um comportamento adequado, responsável, como cidadãos que assumem a atitude certa para que, no fim, todos possamos ter a alegria de ficarmos melhores e mais capazes de construir um futuro melhor para todos.


 

COMUNICADO

COVID-19 – Atualização

11 de março de 2020

 

O Colégio de São Miguel tem acompanhado de forma atenta a evolução da situação de saúde pública associada à propagação do novo coronavirus.

Esclarecemos que não há qualquer caso suspeito ou confirmado de infeção por coronavirus de qualquer aluno ou profissional do Colégio de São Miguel. A segurança e proteção dos nossos alunos e trabalhadores estão sempre em primeiro lugar e são assumidas com todo o sentido de responsabilidade.

Qualquer informação relevante será sempre transmitida à comunidade educativa por esta via e divulgada nos canais oficiais do Colégio.

Recomendamos a leitura do plano de contingência que poderá ser acedido em http://www.csmiguel.pt/web/covid19/

Nesta linha preventiva o Colégio cancelou ou adiou todas as atividades que impliquem a deslocação de alunos, professores ou funcionários para o exterior do Colégio, ou a receção de pessoas externas ao Colégio. Limitaremos também a organização de atividades pedagógicas que impliquem a concentração de turmas.

Assim, e até final do segundo período ficam canceladas:

  1. Todas as visitas de estudo e saídas organizadas pelo Colégio;
  2. A Semana Cultural;
  3. A Lan Party;
  4. Atividades no âmbito do Erasmus+;
  5. Piscina (interrompem-se as aulas de natação externas e internas, assim como a sua utilização nas aulas de EF);
  6. Entrega das avaliações de final de período de forma presencial, sendo as mesmas enviadas por via eletrónica.

Aconselhamos todos os alunos e famílias que não se desloquem para o exterior do país na interrupção letiva da Páscoa, nomeadamente no contexto de viagem de finalistas. Caso o façam, incentivaremos o isolamento social preventivo de 15 dias a contar do dia do seu regresso.

Reforçamos a necessidade da atitude adequada a tomar no caso de o seu educando ou familiar apresentar qualquer sintoma gripal (febre, tosse ou dificuldade respiratória):

  • Proteja o seu educando, fazendo com que permaneça em casa até que se sinta saudável.
  • Contacte de imediato o SNS24 através do 808 24 24 24.
  • Alerte o Colégio no caso de o seu educando ou algum familiar com contacto direto apresentar sintomas compatíveis com COVID-19.

A evolução da situação ajudará a definir o caminho a seguir no terceiro período.

Estamos atento à evolução da situação e tomaremos todas as medidas preventivas necessária, sempre em articulação com as autoridades de saúde. 


 

COMUNICADO

COVID-19 – Atualização

6 de março de 2020

 

O Colégio de São Miguel tem acompanhado de forma atenta a evolução da situação de saúde pública associada à propagação do novo coronavirus.

Tendo como objetivo a proteção dos seus alunos e profissionais, foram tomadas diversas medidas e definidos protocolos de intervenção, que foram comunicados a toda a comunidade educativa, e que se registam de forma estruturada no plano de contingência, divulgado por toda a comunidade educativa.

Não há no Colégio de São Miguel qualquer caso suspeito ou confirmado de infeção por coronavirus, nem foi detetado qualquer aluno ou profissional com sintomas compatíveis com a COVID-19.

Reforçamos a necessidade da atitude adequada a tomar no caso de o seu educando ou familiar apresentar qualquer sintoma gripal (febre, tosse ou dificuldade respiratória):

  • Proteja o seu educando, fazendo com que permaneça em casa até que se sinta saudável.
  • Contacte de imediato o SNS24 através do 808 24 24 24.
  • Alerte o Colégio no caso de o seu educando ou algum familiar com contacto direto apresentar sintomas compatíveis com COVID-19.

Para qualquer esclarecimento de dúvidas, recomendações e atualização de informação poderá consultar o site da Direção Geral de Saúde (https://www.dgs.pt/) ou o Delegado de Segurança do Colégio, Sr. Tiago Barbosa (916 089 596).

O Colégio de São Miguel acompanhará com atenção os desenvolvimentos e agirá, de forma preventiva e responsável, de acordo com o seu plano de contingência e tendo em conta as recomendações das autoridades de Saúde.


 

COMUNICADO

COVID-19 – Atualização

28 de fevereiro de 2020

 

No link seguinte encontra-se uma Informação da Direção-Geral de Saúde (DGS) que refere comportamentos a adotar em contexto escolar.

https://www.dgs.pt/normas-orientacoes-e-informacoes/informacoes/informacao-n-0052020-de-270220201.aspx

Desta recomendação sublinha-se: “a Direção-Geral da Saúde informa que à data, seguindo orientações da Organização Mundial da Saúde (OMS), não existe recomendação para evicção escolar ou profissional, ou necessidade de isolamento.”

Acrescentamos que:

  • Até ao momento não há confirmação de qualquer caso de COVID-19 em Portugal;
  • Nenhum aluno ou profissional do Colégio de São Miguel apresentou, até ao presente momento, sintomatologia compatível com infeção por COVID-19;
  • Estamos a ponderar, com todo o sentido de responsabilidade e de acordo com recomendação da Direção Geral dos Estabelecimentos Escolares (DGEstE), a realização de atividades letivas no exterior do Colégio, nomeadamente a manutenção das visitas de estudo ao estrangeiro;
  • De acordo com a Orientação da DGS de 26 de fevereiro (006/2020) O Colégio de São Miguel tem um plano de contingência preparado e que contempla as seguintes medidas:
    1. Reforço da formação dos alunos, professores e funcionários sobre cuidados de higiene, etiqueta respiratória e práticas de segurança alimentar;
    2. Reforço de desinfetante à entrada dos diversos espaços de permanência e convívio dos alunos;
    3. Reforço de limpeza diária de mesas, cadeiras e puxadores de portas nas salas de aula e refeitório, com desinfetante adequado;
    4. Definição de uma área de isolamento com as características definidas no 5.2.1 da orientação acima identificada;
    5. Definição de um protocolo de intervenção no caso da algum aluno ou trabalhador apresentar qualquer sintoma compatível com o COVID-19;
    6. Posse em quantidade de equipamentos e produtos adequados a uma eventual intervenção (soluções antissépticas, máscaras cirúrgicas, luvas descaráveis);
    7. Contacto ágil com os serviços de saúde locais e com os serviços de medicina do trabalho do Colégio.

Reforçamos a necessidade da atitude adequada a tomar no caso de o seu educando apresentar qualquer sintoma gripal (febre, tosse ou dificuldade respiratória):

  • Proteja o seu educando, fazendo com que permaneça em casa até que se sinta saudável.
  • Contacte de imediato o SNS24 através do 808 24 24 24.

Para qualquer esclarecimento de dúvidas, recomendações e atualização de informação poderá consultar o site da Direção Geral de Saúde.

https://www.dgs.pt/


 

COMUNICADO

Viagem de finalistas

28 de fevereiro de 2020

 

Aproxima-se o período em que os alunos do décimo segundo ano, em conjunto com as famílias, organizam as suas viagens de finalistas.

Dado que, no presente ano letivo, há circunstâncias excecionais em termos de saúde pública e porque nos preocupamos com o bem-estar dos nossos alunos para enfrentarem os desafios do final do ano letivo, não podíamos deixar de vos contactar para proporcionar alguma informação que achamos relevante. Assim:

  • Na próxima segunda-feira, decorrerá no Colégio a sessão de formação “Diversão sem riscos”, assegurada pela Unidade de Saúde Pública de ACES Médio Tejo, em parceria com as forças de segurança (PSP/GNR). Esta sessão, destinada a todos os alunos do atual 12.º ano, pretende transmitir informações com vista à minimização de riscos e danos associados a alguns comportamentos usuais neste tipo de viagens.
  • Este ano, no atual contexto de propagação do COVID-19 (coronavirus), a formação incidirá também acerca dos comportamentos preventivos e cuidados a ter em conta para reduzir os riscos associados à exposição e transmissão de doenças desta natureza.

O Colégio não está envolvido na organização destas viagens, mas, mesmo assim,  pareceu-nos avisado partilhar a recomendação da DGEstE – Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares, para que os encarregados de educação possam tomar uma decisão, o mais informada possível, tendo em conta a evolução da propagação do COVID-19 (coronavirus).


 

COMUNICADO

Cuidados de higiene e práticas preventivas a propósito do Coronavirus

26 de fevereiro de 2020

 

Como é do conhecimento público o coronavírus (COVID-19) foi identificado na China e tem-se propagado por algumas áreas na Europa.

Neste momento não há qualquer caso confirmado de infeção em Portugal.

As autoridades de Saúde (Direção Geral de Saúde) e as autoridades Escolares (Direção Geral de Educação) não apresentaram, até ao momento, qualquer recomendação limitativa do normal funcionamento escolar nem apontam restrições na deslocação no interior e para o exterior do país.

Aproveitamos, no entanto, o momento para sugerir o reforço dos habituais cuidados de higiene, etiqueta respiratória e práticas de segurança alimentar que devem ser postos em prática para reduzir a exposição e transmissão de doenças infeciosas, como, por exemplo, em situações de gripe:

  • Evitar contacto próximo com doentes com infeções respiratórias;
  • Lavar frequentemente as mãos;
  • Adotar medidas de etiqueta respiratória: tapar o nariz e boca quando espirrar ou tossir (com lenço de papel ou com o braço, nunca com as mãos; deitar o lenço de papel no lixo);
  • Lavar as mãos sempre que se assoar, espirrar ou tossir.

No caso de o seu educando apresentar qualquer sintoma gripal (febre, tosse ou dificuldade respiratória) recomendamos que:

  • Proteja o seu educando, fazendo com que permaneça em casa até que se sinta saudável;
  • Contacte de imediato o SNS24 através do 808 24 24 24  (linha de saúde 24).

Para qualquer esclarecimento de dúvidas, recomendações e informações gerais poderá consultar o site da Direção Geral de Saúde.

https://www.dgs.pt/

O Colégio de São Miguel acompanhará com atenção os desenvolvimentos e agirá de acordo com as recomendações das autoridades de Saúde.