Ideário Pastoral

Ano Letivo 2021/2022

 

Caminhar com a Diocese de que somos parte

A Diocese de Leiria-Fátima começa, em Outubro deste ano de 2021 um novo Ano Pastoral e o segundo ano do Triénio Pastoral (2020/2023) dedicado à Eucaristia. O Triénio terá como tema “Eucaristia, comunidade cristã e missão”, como Lema “Felizes os convidados para a Ceia do Senhor” e como mote bíblico as palavras do Senhor Jesus do Evangelho de São João (6, 35): “Eu sou o pão da vida”. Neste segundo ano do Triénio o tema será “Comunidade, ministérios e eucaristia”.

O Colégio de São Miguel, que vai viver o presente ano letivo 2021/2022 sob o lema “Nunca caminharás só”, sendo uma instituição de ensino e educação da diocese, não poderia, como é óbvio, passar ao lado do Plano Pastoral da Diocese. Assim sendo, o Plano Pastoral do Colégio vai assumir – paralelamente aos seus projetos – aqueles objetivos, atividades e atividades propostas pelo Plano Diocesano, na medida em que forem exequíveis no âmbito escolar.

Não podemos deixar de sublinhar uma feliz convergência nos lemas de ambos os planos pastorais: “Felizes os convidados para a ceia do Senhor” e “Nunca caminharás só”. De facto, para nós cristãos, o cumprimento apaixonado, diário do desafio feito pelo Senhor de “nos amarmos uns aos outros” através do serviço e da disponibilidade, nunca seria possível se o grande companheiro da nossa vida, Aquele que lhe dá sentido e a sustenta não fosse precisamente Jesus Cristo Ressuscitado, celebrado diariamente, de forma sacramental, na Palavra proclamada e na partilha do Pão eucarístico da Missa. Nós amamos e servimos os que estão à nossa volta e nos foram confiados porque antes de nós, já Jesus o fez, nos deu o exemplo, dando a Sua vida na cruz, por amor de cada um, de cada uma, dando-nos o exemplo: “vós sereis meus amigos se fizerdes o que vos mando”.

Ser professor ou educador, trabalhar numa escola como a nossa, hoje, é uma missão que exige muita esperança, mas também um compromisso da nossa parte: ser fiéis aos ideais que a fundamentam. Quais são esses ideais? Estão refletidos no lema do Colégio há quase sessenta anos: “Amizade, Verdade e Exigência”. Estes ideais oferecemo-los aos nossos jovens alunos, através da nossa missão feita compromisso no dia-a-dia: nas palavras, nos gestos, no testemunho – pela palavra e pelo exemplo -, nos valores que nos identificam: os sempre atuais valores cristãos. Neste ano teremos três palavras chave que são, para nós, um desafio e uma referência para a nossa conduta pessoal e colectiva: Encontro, Acolher e Cuidar.

Vamos, pois, viver este novo ano letivo na alegria da certeza que “nunca caminharemos sós”, porque Jesus está connosco, ao nosso lado, dando-nos coragem e conforto através da Sua graça, da Sua misericórdia, sobretudo através do dom de Si mesmo feito alimento na Eucaristia: “quem comer deste pão viverá eternamente”“eu sou o pão vivo que desce do Céu”. A este convite de Jesus respondemos, com todas as forças do nosso coração e da nossa alma: “Senhor, dá-nos sempre deste pão”! Também Jesus quer encontrar-Se connosco (por isso, sai, todos os dias, ao nosso encontro, na sua Palavra, na Eucaristia, na oração do coração)! Saibamos acolhê-l’O na pessoa do outro (saindo da nossa zona de conforto e, às vezes, do nosso comodismo estéril e egoísta) e cuidar d’Ele naqueles que mais necessitam de nós: um colega, um aluno… (mesmo que, por vezes, à custa dum pequeno sacrifício).