Plano de Contingência – Perguntas mais frequentes

 

A toda a comunidade educativa do Colégio de São Miguel

Tendo decorrido uma semana após a suspensão das atividades letivas e não letivas com presença de alunos no Colégio, é natural que surjam algumas dúvidas e questões por parte de toda a comunidade educativa. Tentaremos esclarecê-las apresentando a informação sob a forma de perguntas e respostas.

 

O Colégio está aberto? Que meio posso usar para contactar?

Os Serviços Administrativos do Colégio estão a funcionar entre as 9h00 e as 17h00. O contacto com os serviços poderá ser feito por telefone (entre as 9h00 e as 17h00) ou por e-mail. Registamos os contactos:

Telefone:

249 531 128

E-mails:

Serviços administrativos: secretaria@csmiguel.pt

Diretor Geral: diretor@csmiguel.pt

Diretor Pedagógico: dp@csmiguel.pt

 

Posso deslocar-me ao Colégio?

Todos os assuntos deverão ser esclarecidos por canais digitais. As deslocações ao Colégio têm um carácter excecional, um motivo de força maior e carecem de uma autorização expressa da Direção. Todas as deslocações ao Colégio, se autorizadas, deverão ser previamente agendadas.

 

Sou Encarregado de Educação de um aluno do Colégio, mas não tenho recebido as informações. O que posso fazer?

As comunicações institucionais são enviadas para o endereço de correio eletrónico do Encarregado de Educação que foi indicado no momento da matrícula ou confirmado no momento da renovação da matrícula. Caso não esteja a receber as comunicações oficiais do Colégio, entre em contacto com os Serviços Administrativos via telefone ou e-mail.

 

As aulas presenciais estão suspensas até quando?

O Governo decretou a suspensão das atividades letivas e não letivas presenciais a partir de 16 de março, com reavaliação da situação a 9 de abril de 2020. A suspensão manter-se-á em vigor até as autoridades considerarem que a existência de atividades letivas e não letivas presenciais já não é perigosa para a saúde pública.

 

A suspensão pode prolongar-se pelo 3.º período?

Sim, a suspensão das atividades letivas presenciais mantém-se até as autoridades considerarem que a existência de atividades letivas e não letivas presenciais já não é perigosa para a saúde pública.

 

Como será efetuada a avaliação do 2.º período?

A avaliação sumativa do 2.º período será efetuada no momento usual, com base nos elementos avaliativos disponíveis nesse momento (incluindo os ainda a recolher) e no caráter contínuo da avaliação. As avaliações serão enviadas para o correio eletrónico dos Encarregados de Educação no dia 6 de abril.

 

O calendário escolar será alterado?

Não há qualquer indicação de alteração quer do calendário escolar quer do calendário de exames. Assim, não havendo indicações em contrário por parte da tutela, o Colégio assume o calendário atualmente em vigor:

 

Início das atividades letivas do 3.º período:

14 de abril

 

Final do 3.º Período:

4 de junho – 9.º, 11.º e 12.º anos;

9 de junho – 5.º, 6.º, 7.º, 8.º e 10.º anos.

 

Como decorre o processo de inscrição para as provas e exames nacionais?

A inscrição é feita através de canais à distância, de acordo com indicações enviadas no dia 18 de março a todos os Encarregados de Educação dos alunos em ano de exame, seguindo um procedimento ágil para o efeito. As datas de inscrição para as provas e exames dos ensinos básico e secundário são prorrogadas até dia 3 de abril. Qualquer dúvida pode ser esclarecida através do número de telefone acima indicado (entre as 9h00 e as 17h00) ou pelo email exames2020@csmiguel.pt

 

Qual deve ser o comportamento dos alunos neste período sem ir à escola?

Os alunos devem seguir as recomendações das Autoridades Nacionais de Saúde, adotando hábitos regulares de higiene (como lavar regularmente as mãos) e cumprindo com o distanciamento social. Por outro lado, é fundamental que os alunos mantenham rotinas e adotem métodos de trabalho que os ajudem a superar este novo desafio e a desenvolver aprendizagens, realizando as atividades indicadas pelos seus professores e comunicando com os mesmos de forma regular.

Recomenda-se aos Encarregados de Educação a visualização do seguinte vídeo que ajudará a acompanhar os seus educandos nas suas obrigações escolares.

https://www.youtube.com/watch?v=qbDIRdRmKIQ&feature=youtu.be

 

Vejo que o meu educando está com dificuldade em adaptar-se ao método de trabalho à distância. O que posso fazer?

Entre em contacto com o diretor de turma no caso de identificar alguma circunstância limitadora no normal cumprimento das atividades de natureza pedagógica, seja por dificuldade organizativa, seja por limitação de meios de comunicação à distância, seja pela exigência de acompanhamento especializado a alunos com medidas seletivas ou adicionais (ao abrigo do D.L. n.º 54/2018). Cada caso será avaliado e ponderado individualmente.

 

Vai haver alterações aos planos curriculares?

Até este momento, o Ministério da Educação ainda não indicou quaisquer alterações aos planos curriculares.

 

Que plataformas e métodos de ensino à distância estão a ser usados?

O ensino à distância assenta, essencialmente, num modelo de autoaprendizagem onde as tecnologias de informação e comunicação permitem o acesso online a recursos de ensino e aprendizagem. É fundamental que os alunos continuem centrados nas atividades escolares.

No Colégio disponibilizámos, principalmente, os recursos que se identificam em baixo, deixando ao critério de cada docente a utilização do meios e conteúdos que melhor se adaptem às características e objetivos das diferentes disciplinas:

Plataformas de comunicação:

  • Correio eletrónico;
  • Sistemas de mensagens rápidas (WhatsApp, Instagram, …).

Plataformas de gestão de aulas:

Plataformas de videoconferências:

Plataformas de recursos e conteúdos:

 

O meu educando está a dar sinais de algum desgaste emocional. O Colégio pode ajudar?

O Colégio de São Miguel tem um Serviço de Psicologia e Orientação (S.P.O.) que está atento à saúde psicológica de todos os elementos da sua comunidade educativa. Poderá solicitar qualquer apoio através do e-mail: cristina.silva@csmiguel.pt

 

A partir deste primeiro contacto acertar-se-á uma estratégia que garanta eficácia, sigilo e privacidade.