Magusto

“Era um dia tempestuoso onde a chuva, o frio e o vento obrigavam os menos destemidos a ficarem bem fechados no conforto da sua casa.

Martinho, montado no seu cavalo, enfrentava sem receios a intempérie. Percorria o seu caminho quando viu em mendigo, cheio de frio e completamente encharcado, a pedir esmola à beira da estrada.

Cheio de compaixão, o jovem desceu do cavalo e, com a ajuda da sua espada, cortou a sua capa militar ao meio e deu uma das metades ao mendigo.

Depois montou no seu cavalo e retomou o seu caminho, cheio de frio, mas feliz.

Foi quando Deus lhe decidiu agradecer afastando a tempestade e fazendo brilhar um Sol radioso, tal como nos dias de verão e nascendo o verão de São Martinho.”

Esta é a mensagem da lenda, por isso, os alunos do 2º ciclo comemoram e celebram com muita alegria o Dia de S. Martinho, no nosso Colégio, no dia 14 de novembro.

Há cheiro e sabor a castanha assada, há jogos tradicionais e um concurso de cartuchos (ver fotos). Há risos de crianças que genuinamente se entregam a um fim de tarde sem telemóveis e jogos virtuais. Há um certo encanto que convoca todos a serem felizes com as coisas simples que S. Martinho nos lembra.

 

 

0