Na continuidade do projeto Erasmus+ KA1 -“Aprender hoje para melhorar amanhã” – e em resultado da análise das necessidades didático-pedagógicas do CSMiguel, consideramos, agora, prioritário o reforço na formação na área das Necessidades Educativas Especiais – educação inclusiva e a implementação da metodologia de trabalho projeto, no qual o processo de ensino-aprendizagem está centrado no aluno.

Num contexto educativo no qual impera a diversidade de interesses e de necessidades dos alunos, a educação escolar depara-se com novos desafios. É necessário que a educação escolar crie condições para que os alunos construam as aprendizagens (de saberes, de atitudes, de procedimentos) em função dessa diversidade de necessidades e de interesses, de forma a capacitá-los para (con)viverem num mundo em constante mudança.

Neste contexto, levaremos a cabo 10 mobilidades, entre Cursos de Formação Estruturados que permitirão continuar a introduzir mudanças educativas inovadoras no sentido de melhorar o desenvolvimento da escola e aumentar a qualidade pedagógica em sala de aula e numa vasta gama de atividades transdisciplinares e projetos extracurriculares.

 

Curso de Formação Estruturado
Participantes
País
Project Competence Based Learning:
innovative and effective methods and tools
2 Bélgica
Project Based Learning in the classroom:
Setup Integration and Reflection
Inclusive education:
tackling with classroom diversity and early school leaving
4 Grécia
Innovative approaches to teaching 2 República
Checa
Special needs and learning disabilities:
how to deal with them? Theoretical and Pratical experiences
2 Itália

 

Integration of information technology to education

 

“Como poderemos potenciar os nossos alunos para do século XXI? “Como poderemos responder à mudança rápida da nossa sociedade, no que diz respeito às novas tecnologias e às mudanças de paradigma necessárias na educação?”. Estas são as questões emergentes do nosso projeto “Integration of information technology to education”.

Os professores das nossas instituições parceiras visam melhorar as competências com as atividades transnacionais de ensino-aprendizagem na área da tecnologia, usando ferramentas WEB 2.0 e métodos de ensino inovadores baseados na tecnologia.

A Comissão Europeia retirou a nova conjuntura global da Estratégia de Lisboa para uma nova estratégia chamada “Europa 2020” para crescimento sustentável, ambientalista e inclusivo. O nosso projeto vai ao encontro da estratégia “Europa 2020”, bem como do nosso Plano de Desenvolvimento Europeu, pois tem como objetivo a formação de professores num contexto multicultural, para que possam inovar e melhorar as suas competências pedagógicas.

 

Parceiros Cidade País Website
Rigas Raina 8. vakara (mainu)
vidusskola
(Coordenador)
Riga Letónia www.rskola.lv
Zasadnicza Szkola Zawodowa
StowarzyszeniaEdukacja-Mlodziez
w Pleszewie
Pleszew Polónia www.edukacja-pleszew.pl
Antalya Kepez Mahmut Celalettin
Okten Anadolu Imam Hatip Lisesi
Antália Turquia kepezmcoaihl.meb.k12.tr/tema
Colégio de São Miguel Fátima Portugal www.csmiguel.pt

 

LEARN & EARN

 

O projeto LEARN & EARN tem como objetivo realizar atividades transnacionais para encontrar soluções que permitam enfrentar a atual crise de emprego jovem. Há muitas razões que explicam a atual crise na Europa, nomeadamente a falta de competências específicas, a falta de ambição dos jovens, o facto dos currículos escolares tradicionais negligenciarem a empregabilidade e a educação para o empreendedorismo. “Como posso preparar-me melhor para enfrentar os desafios futuros?” “Que competências são necessárias adquirir?” “Como posso criar o meu próprio trabalho?”, estas são algumas das questões que fazem parte da vida dos nossos alunos. Este projeto surge para ajudar os nossos alunos a encontrar respostas a estas questões e a desenvolver competências que permitam melhorar a sua empregabilidade, através de um curso de formação em estratégias de orientação profissional e empreendedorismo.

Além disso, os nossos alunos, ao trabalharem num ambiente multicultural, terão a oportunidade de conhecer e ter uma visão de outras culturas, abrir horizontes, melhorar e adquirir competências essenciais para o século XXI. Estarão mais preparados para suas vidas futuras num contexto europeu, focado no mercado de trabalho e nas oportunidades de empreendedorismo nos seus próprios países.

 

Parceiros Cidade País Website
Istituto Tecnico Industriale “S. Cannizzaro”
(Coordenador)
Catania Itália www.cannizzaroct.gov.it
Kaufmännisches Berufskolleg Oberberg Gummerbach Alemanha www.bko-kfm.de
Alternative Learning Programme Paola Malta alp.skola.edu.mt
Colégio de São Miguel Fátima Portugal www.csmiguel.pt