Cientista por um dia…

No dia 6 de abril, 35 alunos do Curso de Ciências e Tecnologias participaram nas Masterclasses Internacionais no Instituto Superior Técnico (IST), em Lisboa. Os alunos do IST estiveram, em videoconferência, com alunos do Porto, Grécia e Sérvia. A eles juntaram-se cientistas da Organização Europeia para a Pesquisa Nuclear (CERN).

As atividades começaram às 9h00 com um “curso de treino” onde foram ensinados, por cientistas portugueses colaboradores do CERN, os fundamentos da Física de Partículas e as Técnicas básicas usadas na análise de dados. Numa segunda parte, foram-nos fornecidas um conjunto de imagens de acontecimentos reais, adquiridos no acelerador de partículas LHC (Large Hadron Collider) do CERN, sendo solicitada a sua classificação por categorias, segundo o tipo de acontecimentos. Os resultados foram, depois, associados aos dos vários grupos e discutidos em videoconferência com os outros grupos de alunos que estiveram presentes no evento desse dia.

Um dia diferente onde os alunos puderam aprender física de uma forma diferente, com as “mãos nas partículas”!

“Ser cientista por um dia foi…

“(…) gostei bastante desta experiência nova. Tomei a atitude de rejeitar um dia de conforto em casa para ir aprender… e não me arrependo. Do que mais gostei foi da palestra do professor João Paulo que, para além de relembrar matéria dada em aula, também nos ensinou bastante, sendo divertida e interessante. Aprender mais sobre o bosão de Higgs, como foi descoberto, a função… também fez com que tenha valido a pena ter vindo.”

Adriana Santos 10.ºA

 

“Gostei imenso, considero que tenha sido bastante enriquecedor ao nível dos conhecimentos físicos e ficamos a perceber melhor o que se faz nesta área tão importante.”

Maria Beatriz Ramos 10.ºA

 

” (…) interagimos, nós, e outras escolas com o CERN numa vídeo-conferência que, no meu ponto de vista, relevou-se interessante.”

Madalena Nevez 10.ºA

 

“(…) a video-conferência com os vários países e com o CERN. Esta atividade também foi bastante interativa pois pudemos analisar os dados e não apenas estarmos em contacto com a teoria por detrás de toda a experiência.

Para além da Masterclass, também gostei de visitar o Instituto Superior Técnico pois sempre tive bastante curiosidade e interesse por esta universidade.”

Clara Neves 10.ºB

 

“(…) Nunca teria considerado estudar algo desta área antes de participar nesta iniciativa, sendo que agora faz parte das minhas ambições e talvez ponderarei seguir um curso nesta área. Foi realmente incrível perceber que abaixo das partículas mais pequenas que conhecemos (protões, neutrões e eletrões), há outras muito mais reduzidas e relacionar esses conceitos com algo tão estrondoso e enorme como o começo do Universo (Big Bang), podendo até explicar este fenómeno (…)”

Sofia Lopes 10.ºB

 

“Gostei muito da oportunidade de aprender mais sobre a física de partículas e de estar na pele de grandes físicos e fazer as análises que estes fazem. É também uma excelente oportunidade de poder falar e esclarecer dúvidas com físicos prestigiados do CERN e saber mais sobre coisas super interessantes. Depois deste dia, muitas dúvidas sobre o meu futuro foram esclarecidas, tal como as 1001 coisas fantásticas que aprendi.”

Rodrigo Pereira 10.ºA

 

Professoras Hélia Salvado e Fernanda Silva

0